Artistas



Leonardo Miranda


"Meu interesse por bocais (cabeças) de madeira é antigo, vem de meados dos anos 1990, desde o meu primeiro bocal de ébano, um modelo canadense feito pelo construtor de flautas Jean-Luc Boudreau (já usei três bocais diferentes), além de ter experimentado dezenas deles sempre em busca de um modelo mais adequado à minha prática musical. Pelo fato de conhecer o Werlles de Paula há bastante tempo, acompanhei desde o início sua jornada pelo universo da construção dos bocais, em parceria com o Abner Medina. Desde os primeiros modelos que experimentei, me impressionou muito a qualidade dos bocais. Atualmente, utilizo um modelo D' Paula Medina feito em pau-brasil, que acredito ser o melhor bocal de madeira que já me passou pelas minhas mãos. Suas principais qualidades são o ataque, que especialmente na segunda e terceira oitavas, é bem aberto, a projeção de som, que impressiona muito na primeira oitava, e as possibilidades de timbre, que são muito amplas, oferecendo um espectro muito interessante de "cores". Acredito que esse resultado extraordinário se deva tanto a perícia do Abner em respeitar os mais finos detalhes dos desenhos que a dupla elabora, executando muito bem as ideias projetadas, quanto ao luxo de contar com a virtuosidade do Werlles, um dos melhores flautistas que conheço, para um finíssimo controle de qualidade. Pelo que conheço desses dois pela sua curiosidade, inquietude, criatividade e competência, acredito que eles ainda vão me surpreender muito mais!"


Sérgio Morais


"Tive a honra de acompanhar o processo de pesquisa e desenvolvimento dos bocais D' Paula Medina. Os bocais me surpreenderam pela variedade de madeiras que oferecem timbres diversos, pela excelente qualidade e acabamento e preço justo se comparado aos bocais feitos fora do Brasil. A flauta pertence à família das madeiras, apesar de hoje em dia ser fabricada em metal. Os bocais de madeira resgatam parte da origem desse instrumento, proporcionando uma sonoridade mais doce, suave, mas ao mesmo tempo potente! Segurança e conforto para tocar é o que eu sinto quando uso um bocal D' Paula Medina"


Juliano de Arruda


"A primeira impressão que tive tocando num bocal D' Paula Medina foi incrível. Comecei a tocar e não conseguia parar. Bastante equilibrado, sonoridade penetrante com lindo timbre, respostas precisas em todos os registros sem perder na afinação. Um bocal com grandes possibilidades de uma ótima performance. Pode ser usado por todos os flautistas, profissionais ou amadores. Recomendadíssimo!!!"


Lucas Martins


"Para mim, que sempre tive relutância com bocais de madeira, a surpresa ao provar o bocal de ébano D' Paula Medina foi enorme e muito boa! Um som intenso, com potência sonora digna de bocais de prata, com qualidade. Clareza nas articulações nos três registros, e uma sensação confortável devido ao corte e ao porta-lábios. Um dos bocais mais consistentes que provei ao longo de minhas viagens, recomendo de olhos fechados!"


Dirceu Leite


"Os Bocais D' Paula Medina são dotados com a mais alta qualidade ! Sua sonoridade é encorpada, Nobre, exuberante e de grande amplitude. Fáceis de tocar, proporciona ao executante uma segurança sem igual nas três oitavas. Afinação perfeita ! Seus fabricantes estão de Parabéns!!​​​"